Dúvidas Frequentes

A ISIC - Carteira Mundial do Estudante, é um documento de identificação estudantil internacional, endossado pela UNESCO e reconhecido em mais de 130 países do mundo. Oferecemos benefícios exclusivos em produtos e serviços variados de diversos estabelecimentos espalhados por todo o mundo.

A partir desse ano, 2017, e em parceria com a FNEL – Federação Nacional dos Estudantes Livres, a carteira ISIC passa a incorporar o modelo padronizado pelo Governo para a CIE, Carteira de Identificação Estudantil. Esse documento irá validar a identificação estudantil do aluno e assim o mesmo terá os benefícios da lei nº 12.933/13, que atribuiu às entidades de representação estudantil como FNEL, e outras a responsabilidade pela padronização desse novo modelo da CIE para a concessão do benefício da meia-entrada. A única maneira de alguém comprovar que é de fato um estudante, passa a ser esse documento. Portanto, no novo formato da ISIC, passamos a ter o benefício da meia-entrada garantido para eventos culturais com essa modalidade de compra. Para mais informações sobre a legitimidade para emissão da FNEL, acesse: http://fnel.org.br/padronizacao-nacional-da-carteira-de-identificacao-estudantil/

Os beneficiários desse programa são os estudantes regularmente matriculados nos níveis e modalidades de educação de ensino previstos no Título V da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, reconhecidos pelo MEC, são eles:

  • Ensino infantil
  • Ensino fundamental
  • Ensino médio e técnico
  • Nível superior
  • Pós-graduação ( Lato sensu e Stricto sensu )
  • MBA
  • Mestrado
  • Doutorado

A Carteira CIE/ISIC não pode ser emitida para estudantes de cursos de idioma, cursos livres, cursinhos pré-vestibular.

Não existe idade mínima, mas acreditamos que jovens a partir de 12 anos, farão melhor proveito dos benefícios. Além disso, jovens menores de 12 anos tem o direito à meia-entrada garantido, acesso aos benefícios nacionais, porém os benefícios internacionais são limitados somente a lojas físicas.

A nova carteira CIE/ISIC é um documento estudantil que garante o direito da utilização dos benefícios descritos na Lei da Meia Entrada, ou seja, é válido para obtenção de desconto de 50% em ingressos para cinemas, teatros, espetáculos musicais, eventos educativos, entre outros. Além de poder ser usada como documento de identificação no exterior e permitir o acesso a 15mil benefícios no Brasil e no mundo.

Para solicitar sua carteira CIE/ISIC, acesse aqui e preencha o cadastro com dados pessoais e da instituição de ensino. Após a validação dos dados, sua carteira será emitida e encaminhada para entrega conforme sinalizado no momento da solicitação.

São necessários os seguintes documentos para solicitação da CIE/ISIC:

  • 01 (uma) foto 3×4 recente digitalizada;
  • 01 (um) documento de identificação, como: RG, CPF, CNH, RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) ou passaporte COM FOTO;
  • 01 (um) comprovante de matrícula, como declaração de escolaridade, boleto com o comprovante de pagamento ou boleto autenticado (com a autenticação mecânica do banco, realizada ao efetuar o pagamento).

O aluno poderá adquirir o ingresso com valor integral e requerer posteriormente a devolução da quantia paga a mais, por meio de um órgão de defesa do consumidor ou do próprio Poder Judiciário. Para isto, deverá apresentar cópia do ingresso, nota fiscal e a identificação estudantil.

Além disso, pedimos nos informar pelo email info@carteiradoestudante.com.br ou pelo telefone 11 3038-1555 opção 5, para entrarmos em contato com o estabelecimento reforçando a obrigatoriedade da aceitação da CIE/ISIC. Como é uma lei relativamente nova, é possível que alguns estabelecimentos não tenham total conhecimento da lei e dessa forma você nos ajudará a disseminar a informação da lei.

Se houver recusa do fornecimento de nota fiscal, a prática configura crime de sonegação de tributo cuja pena é de cadeia de 2 a 5 anos – Lei 8.137/90 art. 1o, inciso V. O estudante deverá acionar a Polícia Militar através do telefone 190 para imediata prisão do responsável ou o fornecimento da nota fiscal do serviço.

A carteira CIE/ISIC custa R$ 45,00 com frete simples incluído. Para envio por SEDEX, o custo de acordo com a localidade será por conta do solicitante.

Você poderá escolher um dos três tipos de envio:
1) Carta simples: até 30 dias úteis, podendo ser antecipado de acordo com os “Correios”.
2) Sedex: até 15 dias úteis, podendo ser antecipado de acordo com os “Correios”.
3) Retirada na Loja STB: a partir de 2 dias úteis. O estudante poderá retirar a carteira solicitada pelo site, sem custo adicional, em uma das lojas STB disponíveis nesse link https://www.carteiradoestudante.com.br/pontos-de-venda

O valor cobrado para o envio nos itens 1 e 2 deve ser pago pelo cliente. É necessário que tenha alguém no endereço indicado para assinar o recebimento da correspondência, caso contrário a entrega não será realizada e a correspondência será devolvida ao remetente com ônus para reenvio.

Não é possível tirar uma segunda via da Carteira ISIC. Em caso de perda ou roubo é necessário adquirir uma nova carteira em qualquer loja do STB ou solicitá-la por meio do site.

ATENÇÃO: É necessário informar por email, info@carteiradoestudante.com.br, ao STB a perda ou o roubo da Carteira Mundial do Estudante para que os dados sejam excluídos do banco, evitando o uso indevido por terceiros.

A solicitação da Carteira para clientes Santander Universitários é feita através do aplicativo Santander Universitários de forma gratuita. Porém a carteira emitida pelo Santander é para o Clube de Descontos e não garante a meia- entrada.
O envio é feito via Correios, num prazo médio de 30 dias úteis a partir da data da solicitação, dependendo do município de entrega.
O STB não se responsabiliza pela confecção e envio das carteiras emitidas pelo Banco Santander.
Após o vencimento, o estudante que deseja continuar com a ISIC pode adquirir uma nova Carteira nas lojas STB ou pelo site www.carteiradoestudante.com.br
ATENÇÃO: É necessário informar por email, info@carteiradoestudante.com.br, ao STB a perda ou o roubo da Carteira Mundial do Estudante para que os dados sejam excluídos do banco, evitando o uso indevido por terceiros.

O atendimento é feito através do SAC do Banco Santander.
Para Reclamações, Cancelamentos, Sugestões e Informações Gerais ligue: 0800 762 7777 - atende também deficientes auditivos e de fala.
No exterior, ligue a cobrar para: 55 11 3012 3336.
Atendimento 24h por dia, todos os dias.

A cobrança é feita no momento da solicitação. Não há a necessidade de enviar o comprovante. Caso o pagamento não for autorizado, o pedido não será concluído.

As carteiras Jovem e Professor não oferecem a garantia da ½ entrada em cinemas e eventos culturais. Somente são válidas para usufruto dos 15mil benefícios no Brasil e no Mundo que podem ser consultados aqui.

As carteiras são internacionais e reconhecidas mundialmente, além de serem as únicas endossadas pela UNESCO. Oferecem benefícios para estudantes, professores e jovens de até 30 anos de idade.

Você pode conhecer os benefícios internacionais no site internacional: www.isic.org



Não encontrou resposta para a sua dúvida? Então escreva para nós!