As novas regras para estudantes internacionais em suas viagens pelo mundo

Logo que entramos em distanciamento social e as medidas de lockdown começaram a ser implementadas ao redor do mundo, muitas dúvidas pairaram sobre nossas cabeças. A mais insistente delas talvez fosse: quando poderemos viajar novamente? Seja a turismo, para um curso, a trabalho ou por qualquer outra razão, quando será que iremos arrumar nossas malas, separar nossos passaportes e embarcar para mais uma aventura pelos ares, em outro país?

Para nós, aqui da ISIC, essa pergunta é especialmente especial. Nossa carteira ISIC não trata somente de descontos e de benefícios, mas é um passaporte de direito aos estudantes de todos os lugares do mundo para que possam, de forma democrática, ter acesso a produtos, a serviços e a experiências relevantes a uma vida estudantil completa. Nosso objetivo é promover a compreensão intercultural, fomentando oportunidades educacionais e facilitando a vida dos estudantes de todos os países.
É por isso que, agora, com as novidades sobre a abertura de fronteiras aos viajantes brasileiros, nossos corações se enchem de esperança para uma retomada, consciente, da possibilidade de intercâmbios culturais, cursos internacionais, viagens e infinitas possibilidades estudantis internacionais.
Abaixo, listamos alguns países que já estão aceitando estudantes   brasileiros e seus requisitos específicos. Esta lista foi atualizada no dia 19 de maio de 2021:

 

África do Sul

Necessário apresentar a prova de um teste de PCR negativo para o COVID-19, efetuado nas 72 horas anteriores à sua partida. Caso não apresente, será obrigatório uma quarentena de 14 dias.

Austrália

O governo liberará a emissão de visto de estudante nas Embaixadas e Consulados. Portanto, quando abrirem as fronteiras os alunos poderão viajar.

Canadá

Quarentena obrigatória de 14 dias, tem que ter visto de estudante, apresentar um teste de PCR negativo efetuado nas 72 horas anteriores à sua partida e documentação que comprove que a viagem é essencial. O viajante precisa realizar um novo teste de PCR para Covid-19 na chegada ao Canadá. Em seguida, ele deve aguardar o resultado se hospedando durante três noites em um hotel indicado pelo Governo Canadense e logo depois cumprir a quarentena de 14 dias. Todos os custos serão por conta do passageiro.

Emirados Árabes Unidos

Necessário ter atestado negativo de teste de PCR, que deve ter sido realizado até no máximo 96 horas antes do horário de partida. Passageiros que chegaram em Dubai a partir do Brasil deverão fazer outro teste de PCR na chegada no aeroporto internacional de Dubai.

Estados Unidos

Brasileiros que tiverem visto de estudante válido (categorias F e M) e iniciarão os estudos nos EUA a partir de 1º de agosto de 2021 poderão viajar ao país sem consultar a Embaixada ou os Consulados no Brasil, entretanto, estão proibidos de chegar ao país mais de 30 dias antes do início das aulas.

Aqueles que necessitam de um visto de estudante devem consultar o site da Embaixada ou dos Consulados mais próximos. As entrevistas de visto para as categorias dessa exceção devem ser retomadas em meados de maio de 2021 se as condições permitirem.

Irlanda

Permitida a entrada de estudantes que irão realizar uma graduação, necessário aplicar para um visto de estudos.

Necessário apresentar a prova de um teste de PCR negativo para o COVID-19, efetuado nas 72 horas anteriores à sua partida, preencher um formulário de localização de passageiro, e realizar quarentena obrigatória de 14 dias.

Malta

Permitido a entrada desde que passem pelo menos os 14 dias anteriores em um dos países do corredor seguro antes de chegar a Malta. Pode ser necessário apresentar um teste de PCR negativo para o COVID-19, efetuado nas 72 horas anteriores à sua partida. Não é necessário visto por conta do Acordo Schengen, extensões podem ser feitas no país. Turquia, onde os brasileiros fazem a quarentena para viajar a Malta, se encontra atualmente fechada para brasileiros até 26 de maio de 2021.

Portugal

Necessário ter visto de estudante, apresentar a prova de um teste de PCR negativo para o COVID-19, efetuado nas 72 horas anteriores à sua partida e realizar quarentena obrigatória de 14 dias.

Lembrando que, caso você deseje fazer um intercâmbio cultural ou acadêmico – ou até mesmo de trabalho -, nosso parceiro oficial, o STB – Student Travel Bureau – possui especialistas treinados para te ajudar com todas as etapas do processo: desde escolher o curso ou programa que mais se encaixa em seu perfil, até te ajudar com todas as burocracias do visto, moradia no exterior e quaisquer outros assuntos. E, com a carteirinha ISIC, você ainda ganha diversos descontos em alguns programas selecionados. Bom, né?

 

Fontes:

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2021/05/03/depois-de-um-ano-de-restricoes-uniao-europeia-propoe-reabertura-de-fronteiras

https://www.intercultural.com.br/fronteiras-abertas-para-brasileiros/

https://www.skyscanner.com.br/noticias/quando-poderemos-viajar-de-novo

https://www.melhoresdestinos.com.br/brasileiros-podem-viajar.html