O papel do terceiro setor no desenvolvimento de uma educação pública de qualidade

O trabalho do terceiro setor em conjunto com os setores público e também privado é de importância crucial para o bom desenvolvimento da educação pública de qualidade no Brasil.

O terceiro setor é este conjunto de atividades voluntárias desenvolvidas em favor da sociedade por organizações privadas não governamentais e sem o intuito de lucro. A característica não-estatal e não-mercadológica dessas instituições acaba por permitir maior flexibilidade de inovações e de experimentações em projetos de políticas públicas. E isso, pois o terceiro setor não é tão avesso aos riscos – quanto uma empresa privada com objetivo de lucro seria -, e também não possui tantos empecilhos burocráticos quanto a seara pública.

Dentro do terceiro setor, as ONGs posuem papel de protagonismo. Para conseguir dar seguimento nas atividades sem investimento público e sem lucros financeiros, são buscados patrocínios de empresas e de pessoas físicas que se identificam com o propósito da ONG.

No caso das ONGs educacionais, elas podem atuar no apoio às necessidades e às carências de educação de crianças e de adolescentes que estão inseridas no sistema escolar público.

Diversas são as situações de vulnerabilidade que podem atingir crianças e deolescentes, portanto é essencial que haja um ambiente de acolhimento onde essas pessoas possam se desenvolver com tranquilidade, segurança e acesso a direitos básicos.

E isso pode ser feito de diversas formas: atuando-se no ensino curricular, oferencendo aulas que estão de acordo com as regras do Ministério da Educação; ou, então, através do fomento de atividades culturais e esportivas fora do turno escolar; ou, ainda, com projetos profissionalizantes para jovens que estejam no Ensino Médio ou tenham acabado de concluí-lo – isto para prepará-los e facilitar a sua inserção no mercado de trabalho formal, após sair da escola.

Um ótimo exemplo de uma instituição sem fins lucrativas compromissada com o futuro dos jovens brasileiros é a Gerando Falcões – um ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu.

O foco da Gerando Falcões são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo através de serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania em territórios de favela.

No campo da educação, vale a pena conhecer o projeto Falcons University. Por meio do método ativo de ensino, aprendizagem e uso de tecnologia , crianças, jovens, educadores e lideranças são educados para romperem com o ciclo da pobreza intelectual, emocional e técnica.

Quer conhgecer mais sobre o projeto e se envolver com as iniciativas da Gerando Falcões, ajudando a construir um Brasil mais justo e igualitário? Clique aqui e saiba mais!