Dicas para economizar em 2018

Fazer um planejamento financeiro é essencial para conseguir economizar mais e até investir em lugares que possam ser rentáveis. Como nem sempre é fácil saber por onde começar, vamos te ajudar com algumas dicas bem práticas para que você não fique no vermelho em 2018.

Para fazer o controle das suas finanças, você pode até usar um caderninho, mas há diversos aplicativos para smartphones que podem te ajudar ainda mais.

 

Controle o que você recebe e gasta

O primeiro passo é anotar quanto entra mensalmente de renda para você e quanto sai em despesas. Esse controle é essencial para conseguir administrar o seu dinheiro.

 

Compare preços de TUDO

Pode parecer bobagem, mas é verdade! Mesmo que a diferença entre os produtos seja pouca, economizar nunca é demais. E não esqueça de olhar os valores na internet também: muitas vezes compensa esperar um pouco para ter o que você precisa, mas conseguindo um desconto mais interessante.

 

Evite usar o cartão de crédito

A ideia de parcelar algo caro parece boa, mas não vale a pena, ainda mais se tiver juros. O melhor caminho é juntar esse valor e pagar à vista e, na maioria dos casos, o pagamento à vista ainda gera um desconto. Resista à tentação.

 

Invista seu dinheiro

Existem diversas formas de investimentos e a poupança é a mais simples delas, mas há também o tesouro direto e muitos outros. Aliás, há empresas financeiras que podem te ajudar nesse processo. Encontre aquela em que você confie para tirar suas dúvidas e investir.

Além disso, também está disponível o investimento em criptomoedas, que são moedas digitais que operam sem a necessidade de uma central financeira como um banco, por exemplo. O Bitcoin é a criptomoeda mais famosa do momento.

Economistas afirmam que esse modelo de investimento é de alto risco, mas os valores altos e o crescimento diário do Bitcoin acabam conquistando investidores de todo o mundo. Vale a pena pesquisar e ficar por dentro das moedas digitais, porque muitos especialistas afirmam que ela pode ser uma grande tendência no futuro.

 

Fazer a Carteirinha do Estudante ISIC

E por último, mas não menos importante, faça a sua Carteirinha do Estudante ISIC. Com ela, você tem mais de 15 mil benefícios e descontos, podendo economizar ainda mais. Além disso, a Carteira do Estudante ISIC contempla todos os benefícios de meia-entrada. E fazendo agora, o vencimento é só em março de 2019!

Seguindo todos esses passos, com certeza você conseguirá economizar em 2018 para gastar com aquilo que seja realmente importante.