O intercâmbio cultural ainda vale tanto assim no seu currículo?

Em um mundo cuja a informação é cada vez mais facilitada e no qual a internet provém conhecimento quase ilimitado em qualquer área do saber, as novas gerações estão cada vez mais acostumadas a minar pela informação digital de forma autônoma. Seja através de cursos online, das redes-sociais ou das pesquisas pela internet, cada vez mais jovens começam a colocar em xeque a necessidade de um diploma oficial. Afinal, se a informação encontra-se tão democratizada e de fácil acesso, por que pagar por ela em um curso engessado, caro e, muitas vezes, chato?

Diante deste cenário – e, claro, diante do cenário da recente pandemia mundial -, muitos jovens acabaram também questionando a importância de um intercâmbio cultural. Se é possível ir até a Coréia em um clique, aprender as tradições da Malásia em minutos ou visitar o Museu Louvre da sala de casa, pode mesmo parecer que o intercâmbio não tem mais serventia – pelo menos, não para expor as habilidades no currículo, que hoje podem ser conquistadas de outra maneira.

A questão aqui parece ser que muitos subestimam o valor oferecido por um intercâmbio. As empresas brasileiras, quase que em uníssono, requerem algum nível de inglês em suas vagas, por exemplo, e um intercâmbio é uma das maneiras mais valiosas de se aprender um novo idioma. Porém, os ganhos de um intercâmbio vão muito além da aprendizagem de uma nova língua, apenas.

Os setores de Recursos Humanos, quando olham um currículo com intercâmbio internacional e cultural, não enxergam apenas alguém com domínio do inglês ou qualquer outro idioma, mas enxergam uma pessoa que viveu uma experiência interdisciplinar, cultural e humana de extremo valor e que, a partir desta experiência, conquistou um leque de habilidades interpessoais que irão acrescentar muito ao dia-a-dia da empresa.

Um intercâmbio fornece experiência de vida, amadurecimento e autonomia. Viver em um país estrangeiro, longe da família e dos amigos, faz com que você se force a sair de sua zona de conforto e encare, muitas vezes sozinho, diversos desafios. Além disso, em um intercâmbio, as chances de você ter de dividir um apartamento ou uma casa com pessoas que nunca viu na vida e, às vezes, de outros países diferentes do seu, são altas. Isso garante desenvolvimento de soft skills e muita resiliência.

Além disso, durante os intercâmbios, você irá colecionar contatos de networking internacional, tanto para sua vida pessoal, quanto para profissional. Muitas oportunidades de trabalho no exterior podem surgir de um intercâmbio e isso, na volta ao Brasil, irá incrementar ainda mais o seu currículo e dar a ele um grande destaque.

Tá, acho que está beeeem claro que fazer um intercâmbio ainda é um grande ganho para qualquer currículo e que o mercado de trabalho ainda vai olhar com muito carinho para os candidatos intercambistas. Mas, qual tipo de intercâmbio escolher?

Bom, existem diversos tipos de intercâmbio, cada um adaptável às diferentes necessidades e aos diferentes bolsos. Aqui embaixo, separamos para vocês algumas possibilidades de intercâmbio para você se inteirar um pouco mais:

Cursos de idiomas

Nesse tipo de programa, o objetivo do intercambista é aprender um novo idioma e conquistar um certificado internacional. Ele funciona como um curso de língua, porém o foco na questão prática é muito maior e a vivência com pessoas que falam a língua nativa ajuda no aprendizado e fornece uma experiência super rica.

Cursos de idiomas com trabalho temporário

Também há a alternativa de fazer um intercâmbio para estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Existem diversos programas que oferecem cursos de idiomas com a possibilidade de uma atividade remunerada junto. Isso é ótimo, pois o aluno pode colocar em prática no trabalho os ensinamentos da sala de aula e maximizar o aprendizado. Essa é uma opção, inclusive, muito tentadora para o bolso, pois muitas vezes é possível juntar dinheiro e pagar os custos investidos inicialmente no intercâmbio ou, ainda, aproveitar para viajar um pouco depois que o período do intercâmbio acabar.

Cursos de férias para adolescentes

Com o mundo cada vez mais globalizado e diante da importância do domínio da língua inglesa para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, há muitos pais que já optam por enviar os filhos para um intercâmbio de férias, geralmente nos Estados Unidos.

Essa é uma ótima oportunidade para que os adolescentes estudem inglês e se divirtam ao mesmo tempo. Os programas ocorrem, em grande maioria, em janeiro e julho (período de férias no Brasil) e são intermediados por agências parceiras e escolas especializadas, como o STB (Student Travel Bureau).

High School

E que tal fazer uma parte do ensino médio em outro país? Pois é, os programas de High School oferecem imersão total no currículo de escolas fora do Brasil 

Ao fazer o high school nos Estados Unidos, por exemplo, o aluno pode se aprofundar na língua inglesa, mas também conhecer outra cultura, outra rotina e demais alunos, o que contribuirá para o seu crescimento pessoal e fará com que ele aprenda a cuidar de si mesmo, sem os pais presentes no dia a dia.

E aí? Convencido? As fronteiras estão reabrindo e agora é a hora perfeita para começar a planejar um intercâmbio e dar um boost no seu currículo e na sua carreira. E, não se esqueça: para organizar seu intercâmbio, conte sempre com o STB e, uma vez lá, use e abuse de todos os benefícios da carteirinha ISIC internacional!