Receita de hambúrguer para nossos #FoodLovers!

Se você chegou aqui é porque cansou de delivery e quer aprender a fazer aquele burgão de respeito em casa. E a parte mais legal disso, é que você pode fazer como quiser! Pode tacar milho, batata palha, ervilha, ninguém vai te julgar (talvez um pouco…).

Então se liga na receitinha direto do canal Panelinha:

Você vai precisar de:

  • 720 g de patinho moído
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

E O QUE EU FAÇO COM ISSO, ISIC? Você faz isso, pequeno gafanhoto:

 

  1. Numa tigela, coloque a carne, a água, o azeite e misture rapidamente com as mãos. Não tempere com sal. 
  2. Divida em 4 bolas (180 g cada) e modele os hambúrgueres: achate cada uma, coloque sobre a tábua e vá acertando as laterais, empurrando para dentro com as mãos – a ideia é formar uma paredinha reta para que o hambúrguer fique alto.
  3. Com o polegar, faça uma marca bem no meio de cada hambúrguer – quando cozinha, a carne infla e, sem a marca, o hambúrguer pode ficar curvado. Se não for preparar os hambúrgueres na hora, leve para a geladeira – a carne deve estar bem fria na hora de ir para a frigideira.
  4. Leve uma frigideira grande e de preferência antiaderente ao fogo médio. Caso não tenha uma grande, use duas frigideiras ou prepare em etapas, retirando os dois primeiros hambúrgueres 2 minutos antes do tempo e transferindo para o forno pré-aquecido em temperatura média – assim eles terminam de cozinhar enquanto você prepara os outros dois.
  5. Espalhe azeite na superfície dos hambúrgueres e tempere com sal e pimenta a gosto.
  6. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque quantos hambúrgueres couberem de uma só vez, um ao lado do outro.
  7. Deixe dourar por 1 minuto e vire. Para um hambúrguer mal passado, deixe 4 minutos no total, virando de minuto em minuto. Para um hambúrguer ao ponto, são 6 minutos no total. Sirva a seguir. 

 

Ah: não esquece do pão, queijo e etc, hein?!

 

 

Agora, pra completar, uma receita de ketchup caseiro maravilhoso. Dá um pouco mais de trabalho, mas por que não experimentar algo novo? Vamos aos ingredientes:

  • 1 kg de tomates maduros
  • 2 latas de tomate pelado em cubos (com o líquido)
  • 1 talo de salsão
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de coentro em pó
  • 1 colher (chá) de sementes de erva-doce
  • 1 colher (chá) de gengibre em pó
  • 1 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
  • 3 colheres (chá) de sal
  • ½ xícara (chá) de água
  • ½ xícara (chá) de vinagre de vinho branco
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
  • pimenta-do-reino em grãos moída na hora a gosto

 

Só coisa chique ein! Agora como fazer:

  1. Leve uma panela cheia de água (cerca de metade do volume) ao fogo alto. Enquanto isso, lave os tomates. Com uma faca, corte um x na base de cada tomate. Prepare uma tigela com água e gelo. Quando a água na panela começar a ferver, coloque os tomates e deixe cozinhar até que a pele comece a se soltar. Com uma escumadeira, retire e transfira os tomates para a tigela com gelo – o choque térmico faz com que a pele se desprenda mais facilmente. A partir do corte em x, puxe a pele e descarte. Repita com todos os tomates. 
  2. Numa tábua, divida os tomates ao meio, descarte as sementes e corte em cubinhos. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave e fatie o talo do salsão e descarte as folhas.
  3. Leve a panela ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e refogue a cebola por cerca de 3 minutos, até dourar. Junte o alho e o salsão e refogue por mais 1 minuto. Misture o coentro em pó, as sementes de erva-doce, o gengibre em pó, o cravo-da-índia em pó, o sal e a pimenta-do-reino.
  4. Adicione os tomates picados e o enlatado com o líquido. Regue com a água e misture. Quando ferver, deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, até reduzir à metade.
  5. Desligue o fogo e transfira o molho para o liquidificador. Bata até ficar liso, pressionando bem a tampa com um pano de prato – isso evita que o vapor empurre e abra a tampa.
  6. Volte o molho para a panela, junte o açúcar e o vinagre e leve ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar – lembre que, quando esfriar, o molho vai engrossar mais.
  7. Transfira para vidros esterilizados com fechamento hermético e deixe esfriar em temperatura ambiente. Quando estiver frio, tampe e mantenha na geladeira por até 3 semanas.

PODE CONGELAR! Na hora de congelar, encha apenas até ¾ do pote de vidro. O ketchup vai expandir e o vidro pode quebrar. Se preferir, congele em sacos para alimentos. Validade: 3 meses.

 

Agora é só bater o rango, ou se você achar que é muito trabalho… Aproveite os nosso descontos em delivery!